top of page
Buscar
  • saolourencomkt

Longevidade com saúde: residencial de alto padrão estimula autonomia do idoso com segurança

São Lourenço Senior Living segue cuidados voltados ao bem-estar de pessoas com mais de 60 anos. Rotina saudável para envelhecer com saúde


Promover uma longevidade com qualidade tem sido o guia da São Lourenço Senior Living ao oferecer aos idosos uma rotina saudável, convivência com autonomia e, sobretudo, maior proteção à saúde no atual cenário. O residencial de alto padrão de Curitiba, primeiro espaço da capital com infraestrutura projetada para atender as necessidades de pessoas com mais de 60 anos, amplia seus cuidados e segue três princípios para o bem-estar dos idosos: segurança, preservar a individualidade e atendimento multidisciplinar.




Desde o início do funcionamento, há pouco mais de um ano e meio, o residencial estimula um dia a dia com autonomia, incentiva a vida ativa e a interação por meio de atividades recreativas que visam a socialização para uma melhor qualidade de vida. São características de uma rotina saudável que segue a filosofia na preservação ao máximo da saúde do idoso. “Individualizamos a atenção em nosso atendimento para uma abordagem centrada à pessoa. É observar o residente, ter conhecimento e respeito à sua trajetória de vida, da sua história familiar e principalmente promover independência e uma rotina acolhedora – como extensão de casa. Boa qualidade de vida é determinante no envelhecimento saudável”, explica o médico, Vitor Brasil, especialista em geriatria, saúde coletiva e medicina preventiva com ênfase no envelhecimento humano e mestre em Educação em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que integra a equipe de saúde multidisciplinar em atuação na São Lourenço Senior Living.


O processo de envelhecimento naturalmente acompanha fragilidades, desde limitações do corpo e mente, até questões familiares. Entender essas características a partir do ponto de vista do idoso permite uma abordagem individualizada que leva em consideração a sua história e dialoga de forma empática à realidade e a necessidade da pessoa. “Um dos aspectos da atenção é a percepção do residente nesta valorização pessoal. Nossa equipe desenvolve um cuidado no acolhimento e no decorrer da sua estadia, por exemplo, estabelece um vínculo individual de atenção que no ciclo de vida vai contribuir para uma longa longevidade”, explica ao médico.


Cuidados a partir da percepção do idoso


O foco no modo de vida no residencial é prioritariamente a partir da percepção do idoso. A São Lourenço Senior Living oferece o máximo de autonomia à pessoa idosa, desde a sua rotina em atividades de socialização - com outros idosos e familiares; até em questões de infraestrutura do espaço em que convivem. O primeiro pilar da abordagem centrada à pessoa idosa, como explica o médico, é no aspecto da segurança, determinante para envelhecimento saudável. “O idoso precisa viver em um ambiente acessível e preparado para que se sintam protegidos e acolhidos, como se estivessem mesmo em casa, porém com toda segurança e adaptação que necessita. O residencial oferece um suporte à saúde com as melhores abordagens, mas sempre com estímulo à autonomia para que se sinta bem para, dessa forma, proporcionar melhor qualidade de vida.


A abordagem a partir da ótica da pessoa idosa permite um atendimento humanizado e afetivo. A equipe multidisciplinar, como defende o médico, desenvolve a empatia e sensibilidade e esse acolhimento irá proporcionar alegria ao idoso. “É uma percepção de pessoas atentas a eles (idosos) todos os dias. Nesse contexto, começa a construir uma abordagem em que a sociedade também compreende o papel social da moradia compartilhada sênior, voltada para convivência, que oferece modalidades que dão conta das necessidades do idoso”, garante o médico. “Muitas vezes os idosos reconhecem esse autocuidado – importante para a longevidade com qualidade”, completa.


Extensão de casa: a rotina do idoso e cuidados 24 horas


O residencial São Lourenço Senior Living oferece um ambiente acolhedor como extensão de casa com acessibilidade para cadeirantes, elevador e amplos corredores de acesso. Disponibiliza suítes entre duplas e individuais, totalmente equipadas e decoradas, prontas para morar. Os quartos e banheiros possuem telefones e botão de emergência com ligação direta à enfermaria. O residencial conta com piso aquecido que garante conforto e temperatura agradável em áreas comuns e também conta serviço de vigilância 24 horas, que pode ser acessada pelos familiares a partir de aplicativo no celular. O residencial conta com profissionais de diferentes áreas, como médico, enfermeira gerontológica, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e cuidadores especializados.


População idosa: o futuro do Brasil


De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas idosas que representam 13% da população do país. Esse percentual deverá dobrar nas próximas décadas, segundo a projeção da população do IBGE. Em 20 anos, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos e, em 2040, a população deverá parar de crescer, o que irá contribuir para o envelhecimento populacional, conforme aponta o IBGE.


29 visualizações0 comentário
bottom of page