top of page
Buscar
  • saolourencomkt

Aumento da expectativa de vida dos brasileiros exige espaços adequados para esse público

São Lourenço Senior Living é o primeiro residencial de alto padrão em Curitiba estruturado para atender a população com mais de 60 anos


A expectativa de vida dos brasileiros aumentou. Em 25 anos, a média de vida da população aumentou 6,5 anos, alcançando a expectativa de 76 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os motivos para esse crescimento foi a melhoria de fatores socioambientais e atenção à saúde, segundo o Ministério da Saúde.


Por isso, com o aumento da expectativa de vida, os idosos começaram a buscar envelhecer com mais qualidade. Um exemplo disso são as residências de alto padrão voltadas a idosos. O objetivo é oferecer uma rotina saudável, autonomia e convivência.


A São Lourenço Senior Living, residência de alto padrão em Curitiba, é o primeiro espaço da capital com infraestrutura projetada para atender às necessidades de pessoas com mais de 60 anos. Para isso, segue princípios para o bem-estar dos residentes como socialização, preservação da individualidade e atendimento multidisciplinar.


Em funcionamento há dois anos, o residencial estimula um dia a dia com autonomia e incentiva a vida ativa e a interação por meio de atividades recreativas que promovem a socialização para uma melhor qualidade de vida.


O foco no modo de vida no residencial é, prioritariamente, a partir da percepção do idoso. A São Lourenço Senior Living oferece o máximo de independência aos moradores, desde a sua rotina em atividades de socialização - com outros idosos e familiares – assim como nas questões relativas à infraestrutura do espaço em que convivem.


Segundo a equipe da residência de alto padrão, o idoso precisa viver em um ambiente acessível e preparado para que se sinta protegido e acolhido, como se estivesse mesmo em casa, porém com toda segurança e adaptação que necessita. O residencial oferece um suporte à saúde com as melhores abordagens, mas sempre com estímulo à autonomia para que se sinta bem e, dessa forma, o ambiente colabore para proporcionar melhor qualidade de vida.


Cuidados a partir da percepção do idoso


O processo de envelhecimento naturalmente acompanha fragilidades, desde limitações do corpo e mente, até questões familiares. Entender essas características a partir do ponto de vista do idoso permite uma abordagem individualizada que leva em consideração a história do idoso e dialoga de forma empática com a realidade e as necessidades da pessoa. “Um dos aspectos é a percepção do próprio residente nesta valorização pessoal. Nossa equipe oferece o cuidado no acolhimento e, no decorrer da sua estadia, estabelece um vínculo individual de atenção que contribui para a longevidade”, explica o médico Vitor Brasil, que é especialista em medicina preventiva, com ênfase na população idosa, e mestre em Educação em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integra a equipe de saúde multidisciplinar em atuação na São Lourenço Senior Living.



A abordagem a partir da ótica da pessoa idosa permite um atendimento humanizado e afetivo. A equipe multidisciplinar desenvolve a empatia e a sensibilidade e esse acolhimento irá proporcionar alegria ao idoso.


O residencial oferece um ambiente acolhedor como extensão de casa, com acessibilidade para cadeirantes, elevador e amplos corredores de acesso. Disponibiliza suítes entre duplas e individuais, totalmente equipadas e decoradas, prontas para morar. Os quartos e banheiros possuem telefones e botão de emergência com ligação direta à enfermaria.


A estrutura conta com piso aquecido que garante conforto e temperatura agradável em áreas comuns e serviço de vigilância 24 horas, que pode ser acessada pelos familiares a partir de aplicativo no celular.


O residencial conta com uma equipe de profissionais de diferentes áreas, como médico, enfermeira gerontológica, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e cuidadores especializados.


Matéria da Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

198 visualizações0 comentário
bottom of page