top of page
Buscar
  • saolourencomkt

Qual a importância de apoiar o Novembro Azul?

A campanha do Novembro Azul nasceu da importância de se falar sobre a saúde masculina e chamar a atenção da sociedade para o fato de que prevenção é o melhor remédio.



Os exames de prevenção do câncer ainda são um tabu no universo masculino e a frequência com a qual um homem vai a uma consulta médica é muito menor que a frequência das mulheres para a realização dos seus exames preventivos.

Estima-se que ao ser diagnosticado no início, 9 entre 10 homens tenham êxito no tratamento do câncer. Porém, embora esse número represente uma ótima perspectiva, está muito longe de ser uma realidade prática.

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) propõe que o acompanhamento do paciente para avaliação da próstata deve ser realizada anualmente a partir dos 50 anos, e nos pacientes com histórico familiar para esta doença, esse acompanhamento deve ser feito a partir dos 45 anos. Ainda, segundo a orientação dos urologistas, embora exista essa orientação geral, o acompanhamento deve ser analisado caso a caso, pois para cada paciente o risco é diferente, assim como deve ser diferente a adequação de intervalos entre os exames preventivos.

Portanto, muito mais importante que usar uma camisa ou lacinhos azuis, o significado dessa campanha é a mudança nos paradigmas pessoais, que infelizmente, ainda estão tão intrínsecos no universo masculino.

Lembre-se que cuidar da saúde é algo essencial para anos de tranquilidade no futuro e que são essas pequenas porções de informação que melhoram a vida das pessoas ao nosso redor.

Compartilhe esse texto, procure um médico e faça o exame!

16 visualizações0 comentário
bottom of page